Tertúlia #6 Buala + Roots + (in)visível: a escravatura, ontem e hoje

Dia 15, 4ª feira às 22h no Bartô

As escavações arqueológicas de uma antiga “lixeira” no Vale da Gafaria, em Lagos, descobriram 155 esqueletos de escravos amontoados do século XV ao XVII. A partir disso artistas reflectiram sobre a diversidade cultural no triângulo Europa, América Latina, África procurando as influências de uma miscigenação global e plural nas raízes desse processo violento. Falamos da residência artística intitulada ROOTS que originou a exposição na galleria Influx sobre um tema tabu na nossa sociedade: escravatura. Em que moldes se mantem, como flagelo real, presente e invisível? Do tráfico de seres humanos às migrações clandestinas, passando pela exploração sexual e fortes desigualdades sociais, reclama-se a visibilidade para uma temática que, da história passada, assombra o quotidiano do presente.

Convidados:
 Maria João de Sousa e Miguel Almeida (Dryas Octopetala), Abraão Vicente – artista; A. Pedro Correia – artista, Lira Dolabella (concelho editorial da (in)visíve) e Bruno Lamas (convidado da (in)visível))

obra de Abraão Vicente


http://www.buala.org

Anúncios

1 Comentário

  1. […] 15, 4ª feira às 22h no Bartô | As escavações arqueológicas de uma antiga “lixeira” no Vale da Gafaria, em Lagos, […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s