Lovelace: cinema e política à conversa

Lacy Linda

SEXTA | 06 JUN | 21h

CENAS DO GÉNERO convida:
Linda Lovelace na encruzilhada entre sexo, trabalho e poder.
Com Isabel Freire e Filipa Alvim

Artefacto ambíguo da revolução sexual nos Estados Unidos, Garganta Funda, o mais controverso filme pornográfico dos anos 1970, foi motor de uma polémica que implicou sectores feministas, religiosos e culturais. Mais recente, o filme Lovelace revisita esta história e propõe uma perspectiva pouco usual sobre o percurso e a subjectividade da sua protagonista. Com Isabel Freire e Filipa Alvim a abrir a conversa, pretendemos trazer o filme para uma discussão sobre emancipação e submissão feminina nas lutas em torno da «dignificação» do trabalho sexual.

Filipa Alvim é investigadora colaboradora do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, e doutorada em Antropologia no ISCTE-IUL, com o projecto de pesquisa “Só Muda a Moeda”: Representações sobre Tráfico de Seres Humanos e Trabalho Sexual em Portugal” (2009-2013), que pretendeu dar voz aos actores envolvidos directa e indirectamente na realidade, prevenção e combate ao fenómeno. As linhas de orientação académica sãos os Direitos Humanos, Género, Sexualidade, Agenciamento, Antropologia de Intervenção. Antes, trabalhou com a Amnistia Internacional Portugal, nas áreas de Direitos Humanos, Violência doméstica, Tráfico de seres humanos e Mutilação genital feminina.

Isabel Freire investiga a intimidade afetivo-sexual em Portugal entre 1968 e 1978 (doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). É autora de Amor e Sexo no Tempo de Salazar (Esfera dos Livros, 2010) e de Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas (Esfera dos Livros, 2007). É co-autora da longa metragem documental Enxoval, realizada em 2010 (Prémio Melhor Filme Português, competição Filmes sobre Arte 2013, Festival Temps d’Images).

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s